Causa do Ataque de Pânico e como Pará-las (ou contê-las)

Vamos falar sobre os gatilhos e as causas do ataque de pânico. Falaremos sobre 3 passos para evita-lo.

Mais uma vez notamos que cultivar hábitos de saúde e sessões de terapia são os melhores caminhos. As mudanças do mundo com a pandemia, trouxe à tona tratamentos de terapia on line que facilicitam o acesso ao tratamento. Os terapeutas chamam esse novo movimento de 'saída da caixa de nozes'.

Vou narrar a história de um paciente hipotético. Ele tinha um bom trabalho na área da agricultura e tinha recorrentes ataques de pânico. Alguns deles na igreja. Ele começava a tremer e suar e ficava aterrorizado que outras pessoas no culto percebessem o que estava passando. Suas faces ficavam vermelhas, o coração disparava, sentia o corpo todo suando e tentava ir correndo até a porta de entrada.

Aí começou a ter em lojas, consultórios médicos e quando sentia que ia ter ataque de pânico gritava, 'não quero ter isso'.

Realmente os ataques de pânico são terríveis e fazem com que a pessoa se sinta doente sentindo-se mal e enjoado. Começou a fazer terapia e mesmo ali tinha ataques de pânico. O ataque não respeita seu trabalho, seus amigos e familiares. Uma vez que você começa a entender o ataque de pânico e como ele funciona é possível sair dele.

Esse paciente hipotético teve um pai abusivo e uma mãe passiva e as brigas e abusos aconteciam principalmente quando o pai bebia. Ele relata que isso acontecia desde os 5 anos de idade e o pai atirava coisas nos outros e o personagem tinha medo de ser machucado e que ele matasse sua mãe. Todas as situações em que ele tinha medo, o pai gritava e mandava ele se calar.

Assim ele cresceu num lar com medo abundante e um lugar onde era inaceitável ter emoções. Era proibido externar qualquer tipo de emoções, boas ou ruins. Desta maneira ele começou a evitar mostrar suas emoções e falar sobre elas com os outros, fazer de conta que nada disse existia. Ele se jogava no trabalho e teve alguns divórcios. Era um bom homem, com bons hábitos religiosos e bom vizinho. Mais tarde encontrou uma mulher doce e carinhosa. Ele ficou doente, teve problemas de saúde e quando voltou à terapia estava mais sensível. Esse problema de saúde fez com que ele tivesse uma mudança no padrão emocional.

Se ele tivesse aprendido de criança que essas emoções deveriam ser sentidas e externadas, e não se punir por sentir, não teria os ataques de pânico. Seu pai havia ensinado que as emoções eram perigosas e .....? Ele tinha medo de perder essa esposa que era carinhosa e compreensiva. Tinha medo de se sentir feliz. Essa mescla de sentimentos desenvolvia os ataques de pânico. E o ataque de pânico se tornava frequente porque o medo de sentir a ansiedade, de sentir e como deixar de sentir, tornando-se um ciclo vicioso que é auto-alimentado.

Neste caso o gatilho é uma sensação física. Os sintomas físicos no início, são taquicardia, estômago apertado causado por alguma coisa que te remete a uma sensação passada. Seu corpo interpreta tudo isso como perigo.

O gatilho não é a causa. A causa é o que acontece após. A causa é a preocupação com a ansiedade. Quando você julga que a sensação é ruim, na hora você diz 'eu não posso sentir isso, eu não posso sentir esse ataque de pânico' e você tenta fazer com que esses sentimentos vão embora, está tentando fazer com que seu cérebro apague isso e vá embora. A sua amidala cerebral manda esses sinais aumentando a adrenalina e o cortisol, aumentando a ansiedade e seu cérebro achando que você está em perigo. Assim até você se sentir exausto o que a maioria das pessoas sentia, após o ataque de pânico.

A recorrência acontece porque o seu cérebro entende que a ansiedade é perigosa. E cada vez você mais preocupado em ter os ataques de pânico. A partir do momento em que seu cérebro interpretar que não há perigo, não haverá ataque de pânico.

Tentar lutar o medo com o medo acelera o medo. A própria sociedade diz que a ansiedade é uma emoção e emoções devem ser escondidas. Você tem que se acalmar, que se sentir relaxado. Mas nos casos do ataque de pânico vai impedir que ele venha e não ........ Tudo isso pode ser revertido e num próximo artigo conversaremos sobre isso.


Categoria: Artigo

Publicado em:


icone-whatsapp 1
by Redbit