Ansiedade Generalizada

Definição pelo MSD

_ A ansiedade pode surgir subitamente, como no pânico, ou gradualmente ao longo de vários minutos, horas ou dias. A ansiedade pode durar desde poucos segundos até anos, embora a duração prolongada seja mais característica dos transtornos de ansiedade. A ansiedade varia de crises pouco perceptíveis até o pânico intenso. A capacidade de tolerar certo nível de ansiedade varia de pessoa para pessoa.

 

Os transtornos de ansiedade podem ser tão perturbadores e incapacitantes que podem resultar em depressão. Alternativamente, um transtorno de ansiedade e um transtorno depressivo podem coexistir ou a depressão pode se desenvolver primeiro, com sinais e sintomas de transtorno de ansiedade ocorrendo posteriormente.

 

Sinais e Sintomas:

A pessoa com transtorno de ansiedade generalizada se sente constantemente preocupada ou angustiada e ela tem muita dificuldade em controlar esses sentimentos. A intensidade, a frequência ou a duração das preocupações são maiores que o esperado para aquela situação.

As preocupações são de natureza geral, incluem vários assuntos e, muitas vezes, saltam de um assunto para outro ao longo do tempo. Preocupações comuns incluem responsabilidades profissionais e familiares, dinheiro, saúde, segurança, reparos do carro e afazeres.

 

Tratamento:

Uma combinação de psicoterapia e farmacoterapia
Esse transtorno costuma ser tratado por meio de uma combinação entre alguma forma de psicoterapia e farmacoterapia. A psicoterapia pode abordar as causas que desencadeiam a ansiedade e fornecer meios de superação.

Alguns antidepressivos, particularmente os inibidores de recaptação de serotonina seletivos (por exemplo, o escitalopram) e os inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (por exemplo, a venlafaxina), são eficazes no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Geralmente, demora algumas semanas antes de esses antidepressivos começarem a melhorar a ansiedade e, por isso, a pessoa recebe, de início, um benzodiazepínico juntamente com o antidepressivo. Os benzodiazepínicos são medicamentos ansiolíticos que melhoram a ansiedade rapidamente, em geral de forma imediata. Contudo, uma vez que o uso prolongado de benzodiazepínicos pode dar origem a um transtorno por uso de drogas ( Medicamentos ansiolíticos e sedativos), esses medicamentos costumam ser apenas administrados por tempo limitado. Assim que o antidepressivo e a psicoterapia começarem a fazer efeito, é possível que a dose do benzodiazepínico comece a ser gradativamente reduzida e, depois, suspensa. Os benzodiazepínicos não devem ser interrompidos abruptamente.

A buspirona, outro medicamento ansiolítico, é eficaz para algumas pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. Seu uso não dá origem a um transtorno por uso de droga. No entanto, a buspirona pode demorar duas semanas ou mais para começar a fazer efeito.

Produtos fitoterápicos, como a kava kava e a valeriana podem ter efeitos ansiolíticos, embora sua eficácia e segurança no tratamento de transtornos de ansiedade, como o transtorno da ansiedade generalizada, exijam estudos mais completos.

A terapia cognitivo-comportamental já demonstrou sua eficácia no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ao ser tratada com esse tipo de terapia, a pessoa aprende a:

 


icone-whatsapp 1
by Redbit