Dependência Química

Transtorno mental caracterizado por doenças e sintomas decorrentes do uso de drogas.

 

Definição pelo OMS:

_ A Organização Mundial de Saúde define a dependência química como o 'estado psíquico e algumas vezes físico resultante da interação entre um organismo vivo e uma substância, caracterizado por modificações de comportamento e outras reações que sempre incluem o impulso a utilizar a substância de modo contínuo ou periódico.

 

Sinais e Sintomas :

Alguns dos sintomas da dependência química são:

Desejo incontrolável de usar a substância

Perda de controle (não conseguir parar depois de ter começado)

Aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância)

 

Sintomas de abstinência:

 

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

É importante que o indivíduo com dependência química procure ajuda com profissionais da saúde quando ocorrem situações nas quais a substância está influenciando negativamente a saúde física e/ou rotina, funções acadêmicas e/ou profissionais e as relações pessoais.

 

Tratamento:

O tipo de ajuda mais adequado para cada pessoa depende de suas características pessoais, da quantidade e padrão de uso de substâncias e se já apresenta problemas de ordem emocional, física ou interpessoal decorrentes desse uso.

A avaliação do paciente pode envolver diversos profissionais da saúde, como médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e enfermeiros. Quando diagnosticada, a dependência química deve contar com acompanhamento a médio-longo prazo para assegurar o sucesso do tratamento, que varia de acordo com a progressão e gravidade da doença.


icone-whatsapp 1
by Redbit