Definição, Sintomas e Tratamento de Burn Out
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional.
A melhor maneira de prevenir a síndrome de Burnout é evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse. Lembre-se que o desenvolvimento da síndrome está associado a esgotamento físico e mental, e condutas mais saudáveis contribuem para evitar a progressão do distúrbio.
Qual a diferença entre estresse e Síndrome de Burnout?
Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.
Tratamento natural
- Reorganizar o trabalho;
- Aumentar o convívio com amigos;
- Fazer atividades relaxantes;
- Praticar exercício físico regularmente;
- Reservar um tempo maior para o descanso e para o lazer;
- Definir um hobbie durante a semana;
- Buscar transformar suas atividades diárias no trabalho.
Algumas recomendações
- Faça momentos de pausa no seu dia a dia e lembre-se de reservar espaço para o lazer e o descanso;
- Tente incluir atividades físicas no dia a dia, como forma de manter o equilíbrio mental;
- Evite o consumo de álcool, drogas e estimulantes para aliviar os sintomas de burnout ou para aguentar as pressões do dia a dia;
- Ouça os conselhos de seus colegas e familiares. Muitas vezes, pessoas com síndrome de burnout sequer percebem que estão indo além da conta;
- Procure ajuda profissional mesmo se achar que seus sintomas não são tão graves. O médico poderá orientá-lo para que o quadro não evolua até um cenário de burnout de fato, em que será preciso ainda mais cuidado e tratamento para recuperação.
Categoria: Artigo
Publicado em: 22/12/2022